
Desfrute de uma nova confiança e maior sucesso ao aprimorar suas habilidades de comunicação.
Para ser um comunicador de sucesso, saber utilizar as palavras ao falar, é um dos grandes diferenciais entre pessoas comuns e pessoas bem sucedidas.
Isso porque, uma pessoa que se comunica com clareza, independente de onde está ou com quem está falando, faz com que ela alcance seus objetivos de forma mais acertada, e sem prejuízos ou mal entendidos para nenhuma das partes.
Algumas pessoas acham que a comunicação ocorre naturalmente; para outros, é mais difícil.
Na verdade, para ser um bom comunicador não tem nada relacionado a falar muito.
Mas em não usar meias palavras, falando com clareza e não tão rapidamente de forma a atropelar sua colocação para concluir um raciocínio.
Você sabe o quanto se comunicar bem é importante em todas as áreas da sua vida? Aumentar suas habilidades de comunicação poderá ser então um divisor de águas.
Pois o desafio de ser um comunicador eficaz fica muito mais fácil quando você segue estas 8 dicas:
1. Pense antes de falar
Isso parece bem clichê, mas não tem como fugir dessa primeira regra. Pensar no que se deve falar ou até quando for escrever antes de sair de se expressando é a melhor maneira de conseguir fazer com o que você quer passar seja realmente entendido.
2. Identifique seus objetivos
Sim, identificar seus objetivos, de o quê, quando, e qual resposta você espera quando está se comunicando é importantíssimo nesse processo.
Assim você conseguirá moldar seu estilo de comunicação então dará muito mais confiança ao falar sobre qualquer assunto.
3. Saiba ouvir
A comunicação não envolve apenas o que você diz.
Ouvir os comentários, estar atento aos objetivos das pessoas fará com que você seja eficaz no desenrolar de sua fala.
Preste atenção nas suas emoções e nas emoções de quem te ouve, apenas nas reações importantes.
Fazendo isso será mais fácil de responder adequadamente.
4. Fique atento a sua linguagem corporal e a dos outros
Como já citado acima, esteja atento a sua linguagem corporal, pois ela pode enviar uma mensagem mais forte do que suas próprias palavras.
Olhar nos olhos de quem você se comunica também faz com que você tenha uma conexão melhor com seu ouvinte.
5. Procure ser claro e objetivo
Utilize as palavras conforme cada público que você irá falar.
Uma linguagem rebuscada para um público mais jovem ou popular, irá causar uma certa estranheza.
Uma linguagem muito popular e cheia de gírias não irá combinar com um ambiente muito formal.
Procure saber com quem está falando sempre se apoie da simplicidade e clareza nas palavras, então seja claro independente se o público é formal ou mais popular. Mas lembre se que é sempre bom evitar enrolações.
Seja direto, pois isso gera um impacto positivo em quem te escuta e tem boas chances de conquistar a confiança de quem te ouve.
6. Entonação da Voz e Velocidade da fala de um comunicador de sucesso

Imagine um motor de um carro. Depende muito da via que você está dirigindo, se é uma subida, deve reduzir a marcha, mas se é uma linha reta você poderá desenvolver melhor seu carro e acelerar dependendo das possibilidades.
Em uma conversa ou palestra funciona mais ou menos assim.
Você deve prestar atenção em como está falando. Evite falar de forma linear, baixo demais ou no mesmo tom.
A entonação de voz, eloquência, ou seja, firmeza e subida no tom de voz, quando você quer destacar um assunto importante gera mais interesse, mas não grite ou fale alto o tempo todo. Procure variar sua entonação ao longo da conversa ou palestra, pois pode gerar tédio ou um espanto negativo no seu ouvinte.
7. Essa dica é valiosa: Mas escolha a hora certa
Cuidado para não falar na hora errada! pois às vezes, para ser um comunicador de sucesso mesmo as melhores ideias podem ser descartadas em momentos inoportunos.
Veja primeiro se a pessoa ou público está receptivo para tal conversa. No caso de um público, crie oportunidades! Use a criatividade e bom humor.
No caso de uma conversa em particular, veja se a pessoa está aberta a uma conversa delicada, dependendo do assunto.
Se não estiver, segure a ansiedade e espere o melhor momento.
Aprender a lidar com o tempo é um grande fator para uma comunicação bem-sucedida.
Aqui você pode saber mais sobre como melhorar sua comunicação
8. A importancia da Gentileza e Cordialidade para um comunicador de sucesso
Não importa qual assunto ou quem está ouvindo: tenha cordialidade, ou seja, educação, durante a conversa. Assim, a forma como se fala pode ser muito bem conduzida mesmo que o assunto seja muito delicado.
Gostou dessas dicas?
Conclusão
Nosso instituto tem muito mais a oferecer para você!
As habilidades de comunicação são as habilidades pessoais mais importantes que você pode desenvolver para o seu sucesso na vida, pois aqueles que desenvolvem fortes habilidades de comunicação podem conquistar os mais altos níveis de liderança em empresas.